Publicidade

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Luiz Felipe Pondé: Seria o pessimismo mais inteligente?

Vida contemporânea, filosofia e psicanálise
Filósofo e psicanalista brasileiro, Luiz Felipe Pondé é mestre em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo – USP, doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e Ph.D. em Epistemologia pela Universidade de Tel Aviv.

Considerado um dos mais provocadores e interessantes pensadores brasileiros, Pondé retira a filosofia da sala de aula para debatê-la publicamente, sendo conhecido por sua linguagem e didática ao tratar de temas e autores complexos. Atualmente, é colunista semanal da Folha de S.Paulo e professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

Autor de obras que constam na lista dos livros mais vendidos no país, como O homem insuficiente, Crítica e profecia e Conhecimento na desgraça, Pondé, mesmo assim, se classifica como um autor para poucos, pois aborda assuntos que multidões não comportam: "A delicadeza, a sofisticação da alma, o amor ao detalhe e a vontade de entender não são atributos das multidões, e aqui reside grande parte de toda a miséria moderna, ser um mundo de grandes números, dedicado a muitos idiotas".


Por Fronteiras do Pensamento

Nenhum comentário: