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terça-feira, 9 de julho de 2013

Isaac Asimov. Su visión hacia el futuro.



Asimov novamente vislumbra o futuro, falando do futuro da rede que ainda estava em gestação naquela época. Ele percebia a importância que ela teria para a educação. Parte desse futuro previsto por ele tem sido aproveitado por alguns auto-didatas e deve ser papel dos novos educadores mostrar esse caminho complementar à sociedade.
Transcrição (pouco resumida):
Asimov:
Uma vez que tenhamos computadores em todo lugar,
cada um deles conectados a enormes bibliotecas,
onde qualquer um possa fazer qualquer pergunta
e que lhe sejam dadas respostas;
e que lhe forneçam material de referência;
que seja algo que se tenha interesse em saber.
Então você pergunta, e pode averiguar,
e pode fazer de sua própria casa,
com a sua velocidade, na sua direção,
em seu tempo!
Então todo mundo desfrutará do aprendizado!

Hoje em dia, o que o mundo chama de aprendizagem
se dá a força.
Todos estão forçados a aprender o mesmo, no mesmo dia,
com a mesma velocidade, em classe,
mas somos todos diferentes. ...
Dê uma chance, para além da escola.
Não falo em abolir a escola, mas sim complementa-la.
Entrevistador:
Gosto muito desa visão, mas e sobre o argumento de que
as máquinas, os computadores, "desumanizam" o aprendizado?
Asimov:
Bom, na verdade, é o oposto!
Me parece que através destas máquinas, pela primeira vez,
teremos a possibilidade de dispor de uma relação de um a um,
entre a fonte de informação e o consumidor desta.
Entrevistador:
O que quer dizer?
Asimov:
Nos velhos tempos haviam tutores para as crianças...
Uma pessoa que poderia lidar diretamente,
podia ser um conselheiro, um tutor.
E ele ensinaria a esta criança o conhecimento de seu trabalho.
Ele podia adaptar seu ensino ao gosto e às habilidades das crianças.

Mas quantas pessoas poderiam contratar um professor?
A maioria das crianças eram analfabetas.
Logo chegamos a um ponto em que foi
absolutamente necessário educar a todos.
A única forma de se fazer isso era tendo um só professor
para uma grande quantidade de estudantes,
e para organizar a situação propiciamente,
lhe demos um currículo ao qual ensinar.
Então... Quantos professores são bons fazendo isso?
Como em tudo, o numero de maus professores é consideravelmente
maior que o de bons professores.

Então... temos uma relação um para um para poucos,
e uma relação de um para muitos mara a maioria.
Agora temos a possibilidade de uma relação de um para um para a maioria!
Todos podem ter um professor e acesso ao
vasto conhecimento da espécie humana.
Entrevistador:
Através das bibliotecas conectadas a computadores?
Asimov:
Exatatmente.
Entrevistador:
No meu escritório, na minha casa?
Asimov:
Certo.
Entrevistador:
E se eu quiser aprender sobre basebol?
Asimov:
Esta bem! Aprenderá tudo o que quiser sobre basebol.
Porque quanto mais aprende sobre basebol,
mais interesse terá na matemática,
para tentar entender o que quer dizer
média de corridas e média de rebatidas.
E talvez então se interesse mais por matemática
que em basebol, se seguir seu caminho,
e não o que lhe impõem!
Por outro lado outro pode estar mais interessado em
como atirar uma bola curva, e pode envolver-se com
a física dos esportes.


Fonte: http://softwarelivre.org/aurium/blog/isaac-asimov-e-a-educao-na-rede

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