Publicidade

sábado, 10 de agosto de 2013

05/08/2013: O Guga volta para casa. Que alegria a nossa!

Ao chegarmos em casa, naquele fatídico domingo, dia 04 de agosto, foi um silêncio, um vazio sem fim.
Choramos muito, o Sérgio e eu.
À noite a Karenina estve aqui (com a Carol). Não foi diferente.
Tentávamos, um dar apoio ao outro e rezamos e torcemos e pedimos muitos aos Deuses, a quem, cada um acredita... q trouxesse o Guga de volta para casa, para que ele fosse feliz conosco, por mais tempo.
A segunda foi difícil. Num telefonema dado pela Drª Tantiane, ela nos disse que o Guga poderia voltar, pois já poderia receber alta.
Fomos atendidos, nesse dia, pela, também muito atenciosa, Drª Carine Stefanello, que confirmou que o Guga estava em uma situação crítica, que, à medida do possível, poderia ter vida "normal". Só deveríamos evitar que se estressasse, que tivesse emoções fortes, longas caminhadas, subir e descer escadas, ...
A ração, preferencialmente, ser uma para cardíacos - sim, o Guga é um cachorro cardíaco - ou fazer comidas, seguindo certas orientações, tomar remédios pelo resto da vida dele, ... orientações que ela passou a mim e ao Sérgio, que foi comigo para ajudar a trazer o Gugone de volta para casa.
Que, carinhosamente, nos entregou o Guga foi a Drª Carine. Viva!
Ele cheirava tudo, queria ir cá, lá, acolá...até o Sérgio sair com ele para fazer xixi, mas, imediatamente, voltou. Colo, chão, colo, caminhar, voltar, colo, chão.. em casa. :-)
Nessa noite, postei isso no facebook:

"O q eu posso dizer? Agradecer ...agradecer...agradecer...o Guga voltou para casa. Estah bem cansadinho. Meu veio querido!"

Tê-lo em casa, poder abraçá-lo novamente, poder perceber que ele ainda respirava, seu coração valente ainda batia... coisas bem simples, mas que representavam ter o nosso amigo de volta, não tem preço!
Ao chegar, logo, ele foi visitar os cômodos da casa.
O nariz dele tem esta mancha, pois foi colado o aparelho para receber oxigênio, a única forma para ele não tirar isso. Estava com a perna raspada, onde recebeu o soro.
Meus filhos e eu brindamos à vida dele. Cada instante de vida, a partir de agora, tem de ser brindado.
Ele estava vivo, mas estava abatido. Esta não foi a noite mais tranquila, mas ele se mostrava grato por estar em casa, em gestos, que só nós reconhecemos.

Por volta das 20h30min, postei isto, em meu facebook:
"Situação do Guga:
Fez a ecocardigrama e eco abdominal.
Têm alterações normais da idade dele nos rins e no fígado, mas isso não atrapalha a vida dele, apesar de já ser indícios de velhice.
O coração dele acusou problema em uma das válvulas , além do tamanho aumentado.
Mas isso tudo, ainda não é o maior problema.
Problema um: tem um tumor de 2cm no baço, que provavelmente é maligno.
Problema dois e o maior: tem um tumor na base do coração e esse não tem o q fazer, pois...não dá para tirar um pedaço do coração.
Isso pode fazer com q ele tenha morte súbita a qquer hora, ou pode ter novamente síncopes como teve ontem (desmaios).
A partir de agora ele tomará, pelo resto da vida, q esperamos seja loooonga, dois remédios: diurético e um vaso dilatador para que possa ter um pouco mais de qualidade de vida, mas o tumor.. esse, aliás, os dois, tem de ser acompanhados a cada 15 dias... até para saber como ele se desenvolve.
Hoje ele veio para casa, enfim. Sexta a veterinária quer vê-lo novamente.
A partir de agora ele não poderá fazer esforço, nem se estressar, nem ficar agitado... Quero ver a gente se virar nos 30 com tudo isso.
É isso!
Em breve... bem, isso será em breve. Por ora, que ele viva feliz e se sentindo amado como sempre foi
".
Não foram as melhores notícias que postei, mas...era isso o que devia (penso eu) ser dito.
As pessoas foram muito solidárias e isso nos ajuda muito.
Recebi dicas de comidas, do que fazer, o que comprar, tudo para facilitar a vida dele e a nossa.

A Karenina postou esta foto, em seu Facebook, com esta descrição:
"Eu só posso agradecer por o meu Gugão estar agora deitado comigo!
15 anos de muito amor...
".

Antes de dormir, postei esta foto e esta descrição:
"Boa-noite! Vou cedo...hoje tenho de fazer companhia para alguem muito especial em minha vida: o Guga. Durmam com seus anjos, q eu dormirei com o meu!".
  O olhar dele diz tudo...


Um comentário:

Ciro disse...

Amor de anos aí expresso!!! Que ainda tenhas bom tempo com o Guga.