Publicidade

sábado, 10 de agosto de 2013

06/08/2013: Situação do Guga, no dia seguinte...

Postado no Facebook, por volta das 16h (menciono que foi postado no FB, pois foi lá que iniciou esta homenagem):

"SITUAÇÃO DO GUGA:
Ontem, à noite, qdo chegou do hospital, comeu frango com ovo. Com certeza adorou, pq comeu bastante. Coloquei junto cenoura crua em pedacinho, que ele adora, mas separava toda, enqto comia. Quer dizer... tolo ele não é. Sabe escolher o q lhe apraz mais.
À noite descemos com ele - pela primeira vez (penso eu), nós três (Sergio, Karenina e eu) passeamos com ele. Fez o que precisava (xixi, cocô), mas não quis caminhar muito.
À noite mal dormiu. Sentia-se incomodado, mudava de lugar a toda hora, resmungava, pois doía para ele deitar de novo, tinha a respiração ofegante, pesada, com barulho (eu praticamente não dormi). Inclusive, num determinado momento ele gemeu de uma forma q me assustei; chamei o Sérgio... enfim.
Hoje, de manhã, levei-o para a rua, fez muito xixi, mas quase nada de cocô. Voltamos e precisei sair. Diz o Sérgio que, num determinado momento, ele ganiu muito alto e ficou espichando o pescoço... algo deve ter doído muito. Depois disso, parece que ele se entregou. Só bebeu água. Não come nem frango, tampouco ovo, coisas q ele adora... tem dormido, mesmo que seja no tal de acorda, dorme...mas sem se mexer.
Há pouco, liguei para a Veterinária q indicou buscopan composto gotas. Levei-o para passear, caminhou pouco, só fez xixi e agora dorme-acorda-dorme (porque sente dificuldade para respirar) ...mas o dormir deve ser o efeito do buscopan.
Só que a toda hora levo sustos. Qdo ele dorme sem ficar ofegante.... Cristo, que susto!
Mais tarde vou bater uma papinha para ele e dar com uma seringa. Ele precisa se fortalecer.
É incrível a mudança dele de sábado (antes do ocorrido) para hoje. É outro Guga.
Que triste vê-lo assim, gente.
Foto clicada agorinha.
".

Tenho muito a agradecer a todos que deixaram vários comentários (vide link: http://migre.me/fHNF1). Todos foram muito reconfortantes e úteis.
Uma das características de que há um problema no coração, é uma certa tosse, que se assemelha a "engasgos". Isso ocorria quando ele estava deitado. Sempre interpretamos isso com engasgos mesmo, o que, de fato, é uma dificuldade para respirar.
No caso do Guga, a dor abdominal que ele sentia, que achávamos ser dores nas costas, devido à velhice, era provocada muito mais pelo tumor que ele tem no baço. As costas encurvadas, devido ao tempo.

Meu filho Sérgio ficou com ele ao final da tarde, quando precisei me ausentar e postou esta foto em seu Facebook, com esta descrição:
"Lendo um pouco e fazendo companhia pro Gugao!"Amamos este serzinho, chamado Guga!!

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Olá Guga, espero que estejas melhorando....estamos torcendo por ti....mas não fica triste se não estas conseguindo brincar, caminhar, como antes... esta é uma fase que todos iremos passar.... isto quer dizer que aos poucos... com o tempo.... meses....anos... iremos voltar a nossa morada, junto dos anjos de luz...que sempre nos estão amparando e protegendo aqui na terra...continua dando amor aos teus donos que tanto te amam...e passa para eles tranquilidade e serenidade.. que eles estão precisando... de tua amiga Maria del Carmen