Sylvio Berlusconi assistia, pessoalmente, à apresentação, que era dirigida pelo maestro Ricardo Mutti. Antes da apresentação o prefeito de Roma, Gianni Alemanno – ex-ministro do governo Berlusconi, discursou, protestando contra os cortes nas verbas da cultura, o que contribuiu para politizar o evento.
Como Mutti declararia ao TIME, houve, já de início, uma incomum ovação, clima que se transformou numa verdadeira «noite de revolução » quando sentiu uma atmosfera de tensão ao se iniciar os acordes do coral «Va pensiero», o famoso hino contra a dominação. « Há situações que não se pode descrever, mas apenas sentir o silêncio absoluto do público, na expectativa do hino; clima que se transforma em fervor aos primeiros acordes. A reação do público é visceral, quando o coro entoa – ‘Ó minha pátria, tão bela e perdida’».
Ao terminar o hino os aplausos da plateia interrompem a ópera e o público se manifesta com gritos de «bis», «viva Itália», «viva Verdi» . Das galerias são lançados papéis com mensagens políticas.
Não sendo comum dar bis durante uma ópera, e embora Mutti já o tenha feito uma vez em 1986, no teatro À La Sacala de Milão, o maestro hesitou, pois como ele depois disse: «Não cabia um simples bis; havia de ter um propósito particular». Dado que o público já havia revelado seu sentimento patriótico, o maestro encarou o público e o próprio Berlusconi. Fazendo-se silêncio, e reagindo a um grito de «longa vida à Itália», disse:
«Sim, longa vida à Itália mas ... [aplausos]. Não tenho mais 30 anos e já vivi a minha vida, mas como um italiano que percorreu o mundo, tenho vergonha do que se passa no meu país. Portanto concordo com o vosso pedido de bis para o Va Pensiero. Isto não se deve apenas à alegria patriótica que senti em todos, mas porque nesta noite, enquanto eu dirigia o coro que cantava ‘ Ó meu pais, belo e perdido’, eu pensava que a continuarmos assim mataremos a cultura sobre a qual se assenta a história da Itália. Neste caso, nós, nossa pátria, será verdadeiramente ‘bela e perdida' (aplausos retumbantes, incluindo dos artistas da peça). Reina aqui um ‘clima italiano’; eu, Mutti me calei por longos anos. Gostaria agora... nós deveríamos dar sentido à este canto ; como estamos em nossa casa, o teatro da capital, e com um coro que cantou magnificamente, e que é magnificamente acompanhado, se for de vosso agrado, proponho que todos se juntem a nós para cantarmos juntos. »
Foi assim que Mutti convidou o público a cantar o Coro dos Escravos. Pessoas se levantaram. Toda a ópera de Roma se levantou... O coral também se levantou. Foi um momento magnífico na ópera ! Vê-se, também, o pranto dos artistas. Aquela noite não foi apenas uma apresentação do Nabuco mas, sobretudo, uma declaração do teatro da capital dirigida aos políticos.
Este vídeo nos brinda, assim, com um estupendo, talvez histórico, momento de desempenho musical e revolta cultural, diante dos desgovernos, prevaricações e falta de lideranças, não só no Brasil, mas no mundo como um todo.
Um momento intenso de emoção para os apaixonados pela música, mas também, pelos direitos humanos.
Recebido por email, de Ciro.
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