Publicidade

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Projeto Reca estará na @ArenaRIO20 - #Riomais20

Projeto Reca levará doces e licores feitos de frutos da floresta
Para o presidente da associação e coordenador do projeto Reca, Hamilton Condack, a Rio+20 é a vitrine ideal para mostrar o trabalho já reconhecido pelo compromisso com a preservação ambiental e organização social. O Reca levará à Rio+20 doces, licores e geleias produzidos a partir de frutos típicos da floresta, como o açaí e a castanha.

A participação do Reca no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) –e no PAA permite a consolidação do projeto e assegura o ganho para cerca de 200 famílias de forma direta, e para mais de 2 mil pessoas de forma indireta.

O projeto Reca nasceu em 1989, com um grupo de agricultores de várias partes do Brasil que foram assentados em uma demarcação do Incra, no antigo seringal Santa Clara. Na época, as terras eram demarcadas e entregues às famílias sem nenhum tipo de apoio. Os agricultores eram induzidos a derrubar a floresta para dar lugar às plantações.

Dada a necessidade, os agricultores se reuniram e começaram a discutir como fazer para sobreviver às dificuldades. Unindo os conhecimentos de organização e cooperação dos povos oriundos de outras áreas com os da região, começaram a elaborar um projeto para a implantação de sistemas agroflorestais (Saf's).

O Reca chega a Rio+20 como referência de projeto voltado ao desenvolvimento das comunidades locais, unindo preservação da floresta e comprometimento social. O projeto ganhou o prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) “Amazônia Viva: plantando e colhendo frutos para um mundo melhor”, em 2007.

Com 1.500 hectares de sistemas agroflorestais manejados por mais de 350 famílias de agricultores e seringueiros, o projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca) é uma das mais bem-sucedidas experiências de produção sustentável de base familiar da Amazônia. O grupo participará da Praça da Sociobioviersidade, espaço da Arena Socioambiental dedicado à comercialização de produtos sustentáveis da biodiversidade brasileira. Acesse: www.projetoreca.com.br .

Fontes: http://on.fb.me/NPNOe2
e
http://bit.ly/MNuRfq

Nenhum comentário: